quinta-feira, 17 de abril de 2014

A ultima chance?



» Todo santo ano a busca pela gloria chega a liga e é sem duvida a parte mais importante da temporada, onde os heróis são coroados e os vilões são crucificados pelos anos que virão. Mas para alguns jogadores, os playoffs trazem péssimas lembranças. Todos eles, sejam Hall of Famers ou pernas de pau tem ao menos uma oportunidade de ganhar a Stanley, veja aqui 5 jogadores que tentam por mais uma vez conseguir a ultima recompensa.

#1 - Jarome Iginla (Rw, Boston Bruins, 36 anos) 61 pontos (32G e 29Ass) em 69 partidas de playoffs.
» Hall of Famer em atividade, Iginla queima seus ultimos cartuchos para evitar o que seria uma das maiores injustiças históricas deste esporte. Campeão olímpico duas vezes, Iginla jogou mais de 15 anos em Calgary e só esteve uma vez perto de ganhar a Stanley, junto com Martin Gelinas, Iggy foi peça crucial no run de 2004 onde o Flames chegou a estar 1 gol perto da gloria, infelizmente Iginla e o Flames perderam o jogo 7 daquela final para o Tampa Bay Lightning. Depois de 4 anos sem disputar os playoffs ele deu adeus a Calgary e foi parar em Pittsburgh onde parou na final de conferencia para o Bruins, mesma equipe que defende hoje. Em Boston ele voltou a velha forma, joga em uma das linhas mais perigosas da liga e principalmente, atua em um dos favoritos para ganhar a Stanley, este parece o final perfeito para uma grande carreira.


#2 - Daniel Alfredsson (Rw, Red Wings, 41 anos), 100 pontos (51G e 49Ass) em 121 partidas de playoffs.
» Assim como Iginla, Alfredsson também queima seus ultimos (talvez este seja o ultimo) cartuchos em busca de colocar seu nome na Stanley Cup, mas ironicamente o sonho de um dos dois acabará neste 1rd já que Bruins e Red Wings se enfrentam. Draftado pelo Ottawa Senators, Alfie jogou todas as 14 postseasons que a franquia canadense tem até hoje e liderou a equipe em pontos em 6 delas. Assim como Iggy, Alfredsson só esteve perto de ganhar a Stanley uma vez nas finais de 2007, porém foi atropelado pelo Anaheim Ducks dos jovens Corey Perry e Ryan Getzlaf. Há não ser que o Red Wings cresça muito nestes playoffs, Alfie terá que esperar mais um ano para alcançar a gloria.


#3 - Daniel Briere (C, Canadiens, 36 anos), 110 pontos (50G e 60Ass) em 109 partidas de playoffs.
» Diferente dos dois primeiros, Briere provavelmente não será um hall of famer mas se existisse um lugar especial para jogadores decisivos em playoffs, este cara estaria lá. Em 4 temporadas ele esteve perto de ganhar a Stanley. Em 05-06 e 06-07, Briere foi o lider de pontos do Buffalo Sabres que chegou a duas finais de conferencia seguidas (perdeu ambas) sendo a principal figura da franquia e que o rendeu um belo contrato para jogar pelo Flyers onde manteve seu bom desempenho, em 07-08 ele liderou a equipe em pontos e até a final da conferencia (sua terceira seguida) onde perdeu para o Penguins. Até que em 09-10, Briere beirou o impossível no run do Flyers até as finais onde perdeu para o Blackhawks, caso Philly tivesse ganhado a Stanley ele com certeza seria eleito o Conn Smythe winner daquela temporada. Já mais velho e sem o mesmo destaque das situações passada, Danny Briere busca continuar sendo o "playoff superhero" e finalmente conseguir (de forma justa) ganhar a Stanley.


#4 - Joe Thornton (C, Sharks, 34 anos) 97 pontos (22G e 75Ass) em 125 partidas de playoffs.
e...
#5 - Patrick Marleau (Lw, Sharks, 34 anos) 96 pontos (57G e 39Ass) em 140 partidas de playoffs.

» Mesmo sendo mais novos que os outros integrantes desta lista, Thornton e Marleau já estão chegando numa idade critica para qualquer jogador que ainda não conseguiu faturar o grande premio do esporte. Jogando juntos desde a temporada 05-06, ambos nunca chegaram a jogar as finais mas já estiveram proximos disso e sofreram duros golpes. Antes de unir forças com Thornton, Marleau já havia perdido uma final de conferencia para o Calgary Flames (de Jarome Iginla) em 2004, com Thornton eles disputaram 16 séries de playoffs desde 05-06 com 50% de aproveitamento e outras duas derrotas em finais de conferencia (09-10 para o Chicago Blackhawks e 10-11 para o Vancouver Canucks), mais uma vez o Sharks entra como um dos favoritos e ambos entram mais uma vez tentando encontrar a gloria.


» Assim como Dan Marino na NFL e Karl Malone na NBA, falhar na missão de ganhar o campeonato não significa ter uma carreira ruim, muito pelo contrario. Mas aqui entre nós, em qualquer esporte as pessoas sempre costumam lembrar mais rapido dos vencedores.

0 comentários:

Postar um comentário