terça-feira, 8 de outubro de 2013

Laviolette e o complexo Flyers

» 145-98-29 em quase 5 temporadas, Stanley Cup Final em 09-10, unico coach além de Ray Shero a ficar 5 temporadas a frente do Flyers..., mas nada disso evitou a demissão de Peter Laviolette do comando tecnico do Philadelphia Flyers. Mas a pergunta é, a culpa era só dele? A seguir, apresentaremos 2 pontos cruciais que minaram Laviolette no Flyers.

(Seguro desemprego, ai vou eu!)

A Falta de Sorte!

(A morte oficial da sorte do Flyers)

» Sim, por incrivel que pareça a falta de sorte pode ter atrapalhado o Flyers nos ultimos anos. Em 09-10 por exemplo, a sorte parecia sorrir para o Flyers. O time se classificou para os playoffs na bacia das almas, depois disso eliminou o New Jersey Devils de Zach Parise e Ilya Kovalchuk, conseguiu um comeback de proporções quase que biblicas contra o Boston Bruins (Reverteu um 0-3 na serie e um 0-3 no jogo 7) e eliminou o Montreal Canadiens na final da conferencia (Final quase que utopica, se for levar em conta que era o #7 seed contra o #8). A maré boa do time laranja terminou contra o Chicago Blackhawks. Daquele jogo em diante, o que era esperança se tornou em decepção. As eliminações posteriores nos playoffs, a falta deles na season passada e o pessimo começo de temporada (1-8-1 se for levado em conta a pre-season) expuseram a falta de competencia e dizimaram a sorte do Flyers.

(Uma das maiores habilidades de Peter Laviolette)

Investimentos Ruins

(Daí eles pensaram que eu era bom, e me deram 51 milhões!)

» Não é de hoje que publica e notoriamente se sabe que o Flyers é um time de muito dinheiro e que nas ultimas 5 temporadas sempre esteve entre os 5 times mais caros da temporada, mas a temporada passada mostrou que nem sempre ter um time caro é garantia de playoffs. Prova disso é o Islanders (no minimo 15 milhões "mais barato" que o Flyers) que foi aos playoffs e o time da Philadelphia não. Mas o fato não é o de ter dinheiro ou não, e sim como se investe. Um exemplo claro disto é o numero quase incontavel de goalies que a equipe teve desde que Peter Laviolette assumiu em 04/12/2009 até sua demissão em 07/10/2013 (Alguns deles: Biron, Mason, Leighton, Bobrovsky, Bryzgalov, Ray Emery 2x...) e o que mais chama atenção: Qual time neste mundo (ou em qualquer outro) assinaria um contrato de 51 Milhões de dolares e 9 anos por Bryzgalov? Só o Flyers. O exemplo mais claro de ser ver como a franquia gasta seu dinheiro aconteceu na ultima off-season, o time se "livrou" de grandes contratos como os de Daniel Briere e Bryzgalov mas ao inves de salvar o salary cap, o Flyers voltou a sufoca-lo com as contratações de Ray Emery (Otimo backup goalie mas que pelo menos pra mim não resolve o problema), Mark Streit (2 anos e 8 milhões) e Vincent Lecavalier (5 anos e 22.5 milhões). Pergunta: Em qual universo paralelo uma franquia iria oferecer 5 ANOS a um center de mais de 35 anos e que não vem tendo bons numeros a 2 temporadas? O Flyers deu de bandeja a Lecavalier.

(1° Jogo do garotinho!)

» Não é só o Flyers que faz contratos com os velhinhos (Red Wings e Alfredsson, Devils e Jagr...), mas a forma com que a franquia assina estes contratos pode ser perigosa futuramente e colocar a saude financeira da franquia em risco futuramente. O Flyers tem bons talentos jovens, me parece injusto colocar a culpa do começo ruim da temporada apenas em Laviolette que é um bom tecnico (Stanley Cup Champions com o Hurricanes em 2006), na verdade, talvez seja preciso no Flyers uma mudança de pensamento e de direção da franquia, e isso vai muito além da mudança do treinador.
(A pergunta é: porque vocês não salvaram meu emprego? P.S: Olha o Jagr!)

0 comentários:

Postar um comentário