sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Season in review - Calgary Flames

Campanha: 35-40-7, 77 pontos, 13° na conferência, 27° na liga
Estatisticas: Média de 2.46 gols marcados por partida, média de 2.90 gols sofridos por partida, aproveitamento de 15.7% em power play, eficiência de 81.7% em penalty kill.
Lideres: Mike Cammalleri (26 gols), Jiri Hudler (37 assistencias), Jiri Hudler (54 pontos), Mark Giordano (+12, plus/minus), Karri Ramo (.911% svs), Jono Ortio (2.51 GAA), Karri Ramo (17 vitorias)
Estatisticas avançadas: corsi a favor de 49.9 e contra de 57.8 com um diferencial de -7.9, corsi por porcentagem de 46.3%, média de 26.0 chutes disparados por partida e 28.4 chutes sofridos por partida.
Na foto: Sean Monahan foi um verdadeiro homerun da franquia no draft de 2013, caberá a ele a missão de ser o sniper principal da equipe na próxima temporada.




Análise: Se a expressão "perder com honra" pudesse ser aplicada aqui, ela expressaria bem a temporada 13-14 do Calgary Flames. A franquia de Alberta mostrou que podia ser competitiva todo jogo mesmo estando tecnicamente abaixo de seus concorrentes de divisão e conferência. Em processo de rebuild desde a temporada 2012-2013 quando trocou os principais jogadores da franquia (Jay Bouwmeester para o St. Louis Blues e Jarome Iginla para o Pittsburgh Penguins), o técnico Bob Hartley conseguiu implantar um espirito vencedor na equipe e assim extrair o máximo de cada jogador, a prova disso é que a equipe teve 49 partidas decididas por um gol de diferença (seja a favor ou contra) e entre 18/01 e o fim da season venceu 19 de suas ultimas 32 partidas. Apesar da dificuldade que a equipe colocou a seus adversarios, o Flames teve muitos problemas durante a temporada como por exemplo os 4 goalies diferentes durantes a temporada sendo que apenas Karri Ramo foi bem (Joni Ortio é um bom jovem), a equipe teve problemas em criar jogadas e ter poder de fogo em jogos que precisava do resultado (prova disso foi o periodo durante o fim de 2013 e o inicio de 2014 em que ficou 7 jogos sem vencer em casa, 5 deles sem marcar nenhum gol) e quando teve esse o resultado a seu favor, vacilou e perdeu os jogos mas o principal problrma da equipe nessa temporada foram as lesões que dizimaram o roster atingindo jogadores importantes como Mark Giordano (o Flames teve um recorde de 3-11-4 nas 18 que ele ficou fora), Dennis Wideman perdeu 36 jogos, Kris Russell perdeu 14, Mike Cammalleri perdeu 19, Curtis Glencross não jogou nem a metade da temporada e nenhum goalie do roster passou dos 42 jogos. Na parte boa da temporada, Mark Giordano teve uma temporada muito boa e se não tivesse se machucado poderia conseguir uma indicação ao Norris Trophy, T.J. Brodie mostrou ser um bom defenseman, Mikael Backlund se for aprimorado pode se tornar um dos melhores two-way centers da liga e o rookie Sean Monahan que foi o primeiro a marcar 20+ gols em sua primeira temporada na liga desde o garoto chamado Jarome Iginla.
Na foto: Johnny Gaudreau é um dos destaques do Calgary Flames para a temporada 2014-2015.




Mvp: Mark Giordano
» Incrivel! Essa é a unica palavra capaz de descrever a belissima temporada que Mark Giordano teve com a jersey do Calgary Flames. Em sua primeira temporada como capitão da franquia, Giordano se recuperou da pessima temporada em 2012-2013 para ajudar a equipe em todos os aspectos do jogo. Nos quesitos ofensivos, Giordano teve a melhor temporada de sua carreira mesmo não tendo jogado a season inteira, marcando 47 pontos em 64 jogos (sua melhor temporada ofensiva tinha sido em 2010-2011 com 43 pontos em 82 jogos) sendo o 3° melhor pontuador do Flames em 13-14 atrás apenas de Jiri Hudler e Mike Cammalleri, somando a isso, Giordano teve a melhor marca de sua carreira em plus/minus com +12. No quesito posse do puck, Giordano esteve bem em todos os quesitos tanto que com o capitão no gelo, o Flames chutou 130 vezes a mais que seus adversarios durante a temporada (1042 a favor - 912 contra) com um corsi por porcentagem de 53.3% e um corsi por porcentagem relativo a equipe de, acreditem, +10.3! Superior por exemplo ao de Patrice Bergeron. Se o capitão do Flames continuar nesse ritmo na temporada 14-15, o Norris Trophy é possivel.




Todd Bertuzzi trophy: Dennis Wideman
» Apesar de seus 21 pontos em 46 pontos, Wideman não contribuiu em quase nada na ""boa"" temporada que o Flames conseguiu fazer. Contratado a peso de ouro na offseason de 2012 com o gordo contrato de 25M/5yrs, ficaou lesionado por praticamente metade da temporada e pouco contribuiu já que em tese ele seria parceiro de Mark Giordano e figura importante no power play da equipe como tinha feito em Boston e Washington. No quesito posse do puck, Wideman ficou -1.8% da média do time e com ele no gelo o Flames sofreu 125 chutes a mais que disparou além de ter seu plus/minus negativo em 2 digitos, -15.




Projeção para 2014-2015: Talvez melhore ou talvez piore, o Calgary Flames enfrenta uma situação complicada para a próxima temporada. É nitido que o rebuild ainda não acabou na franquia e que ainda precisa de outro blue-chip prospect para se unir a Sean Monahan, Johnny Gaudreau e Sam Bennett (Hello Connor McDavid!) mas o Colorado Avalanche 13-14 provou que não é preciso acumular milhares de top picks para se tornar competitivo (Hello Edmonton!) mas analisar o futuro do Calgary Flames é uma incerteza. As saidas de Chris Butler e TJ Galiardi podem ser tranquilamente resolvidas mas a duvida será ver como o setor ofensivo vai se comportar sem Mike Cammalleri que marcou 26 gols na ultima temporada e foi para o New Jersey Devils. Nas chegadas, Jonas Hiller pode se estabelecer como goalie #1 da equipe na temporada ou pelo menos abrir competição pelo posto com Karri Ramo e talvez Joni Ortio, Mason Raymond chega para substituir os gols que sairam com Cammalleri, se MayRay estiver bem é capaz de chegar na casa dos 30 gols e Deryk Engelland (o cara que vai receber 2.7M por temporada num contrato de 3 anos) pode melhorar os numeros de posse do puck no ultimo par defensivo somando a isso as evoluções de Sean Monahan e Joe Colborne, a possivel volta de Sven Baerstchi e a chegada ao roster do melhor prospect americano da ultima temporada, alguem que você já deve ter ouvido falar, Johnny Gaudreau.
Palpite: Fora dos playoffs (top 5 draft pick)

0 comentários:

Postar um comentário