domingo, 31 de agosto de 2014

Season in review - Edmonton Oilers

Campanha: 29-44-9, 67 pontos, 14° na conferência, 28° na liga.
Estatisticas: Média de 2.43 gols marcados por partida, média de 3.26 gols sofridos por partida, aproveitamento de 17.0% em power play's, eficiência de 82.1% em penalty kills.
Lideres: David Perron e Jordan Eberle (28 gols), Taylor Hall (53 assistencias, 80 pontos), Ben Eager (+1, plus/minus), Ben Scrivens (.916% svs), Victor Fasth (2.73 GAA), Devan Dubynk (11 vitórias)
Estatisticas avançadas: Corsi a favor de 48.5 e contra de 60.9 com diferencial de -12.4, corsi por porcentagem de 44.3%, média de 25.8 chutes disparados por partida, média de 32.1 chutes sofridos por partida.
Na foto: Ben Scrivens é a esperança de melhora no gol do Oilers.




Análise: Decepcionante, de novo. Pela 7° temporada seguida o Oilers ficou fora dos playoffs e como na maioria delas a equipe ficou na parte de baixo da tabela e acabou com mais uma escolha de draft no top 5. O que tornou essa temporada mais decepcionante foi o fato de pelo menos no papel a equipe parecia ser pronta para os playoffs ou pelo menos lutar por eles. Um dos problemas que matou as chances de playoffs da equipe foi o carrosel de goalies que a equipe passou durante toda a temporada, isso acabou deixando o Oilers em ultimo na liga no quesito média de gols sofridos. Para registrar a tragedia que dizimou o Oilers neste quesito, nenhum goalie da equipe começou 30 jogos (Devan Dubynk começou 29), apenas Dubynk conseguiu mais de 10 vitórias, nenhum goalie da equipe conseguiu um cartel positivo na temporada (o melhor foi Victor Fasth com 3-3-1), nenhum dos goalies conseguiu ter um GAA abaixo dos 2.70 (Fasth foi o melhor - o menos pior - com 2.73) e apenas 2 goalies tiveram uma porcentagem de saves acima dos .915% (Ben Scrivens e Richard Bachman - que só jogou 3 partidas - com .917%). Outro problema deste ano foram as baixas produções dos jogadores de ataque, Sam Gagner teve a pior temporada de sua carreira, Ales Hemsky marcou apenas 9 gols em 55 jogos e foi trocado para o Ottawa Senators além da pessima temporada de Nail Yakupov com 24 pontos em 63 jogos e um dos piores plus/minus da liga com -33. Mas nem tudo foi ruim em Edmonton nesta temporada, Taylor Hall teve uma bela temporada e foi o primeiro oiler a marcar 80+ pontos na temporada regular desde a temporada 2000-2001 quando Doug Weight marcou 90. Outro sinal de que as coisas podem melhorar, os três principais wingers da equipe marcaram 25+ gols (David Perron e Jordan Eberle com 28 e Taylor Hall com 27) a ultima vez que 3 jogadores do Oilers fizeram 25+ gols em uma temporada foi em 96-97 quando Ryan Smyth marcou 39, Andrei Kovalenko marcou 32 e Mariusz Czerkawski marcou 26.
Na foto: Adeus Gagner e Hemsky.




Mvp: Taylor Hall
» Em meio a outra temporada ruim, Hall emergiu como um jogador com potencial de um All-star e lutar por prêmios individuais importantes como o Hart ou o Art Ross. A temporada 13-14 foi a melhor da carreira de Hall em varios aspectos, além de liderar a franquia em pontos, Hall alcançou a melhor marca de sua carreira em partidas disputadas (75), assistencias (53), pontos (80), PIM (44) e chutes a gol (250). Esta foi a segunda temporada seguida com média de ponto por jogo superior a 1 (1.08 em 12-13 e 1.06 em 13-14), Hall também ficou nos top 20 dos rankings ofensivos da NHL sendo 7° em pontos (sendo o left winger que mais pontuou na temporada), 8° em assistencias e 18° em chutes a gol.




Todd Bertuzzi trophy: Ales Hemsky
» Hemsky por muito tempo foi o principal jogador do Oilers principalmente na metade dos anos 2000, ele foi por 3 vezes o melhor pontuador da equipe na temporada regular (05-06, 07-08 e 08-09), foi o destaque da equipe em sua ultima ida aos playoffs e em sua carreira teve 2 temporada com 20+ gols, 4 temporadas com 40+ assistencias e 2 temporadas com 70+ pontos então se esperava que a experiência de Hemsky ajudasse a equipe a sair da fila, o que acabou não aconteceu. Com 26 pontos em 55 jogos (primeira vez desde 03-04 em que Hemsky teve uma média de ponto por jogo abaixo do 0.5) ele acabou sendo trocado para o Ottawa Senators após 11 anos jogando em Edmonton. Ironicamente ou não, jogando com Jason Spezza em Ottawa ele teve um desempenho de quase 1 ponto por jogo (17 pontos em 20 jogos), o que levanta a questão se Hemsky realmente estava mal em Edmonton por sua culpa ou por não ter boas companhias a seu lado.




Projeção para 2014-2015: É dificil acreditar que o pior time da liga nos ultimos 4-5 anos pode mudar da água pro vinho e ir aos playoffs depois de 7 anos mas parece que dessa vez é o ano. As melhoras foram feitas, como as aquisições de Ben Scrivens e Victor Fasth para resolver os problemas no gol, Nikita Nikitin e Mark Fayne podem melhorar o quesito posse do puck já que nenhum jogador do Oilers teve um corsi por porcentagem acima de 48.5% . Jeff Petry e Martin Marincin foram bem na ultima temporada e podem/devem subir de produção, Keith Aulie adiciona experiência e deve lutar por vaga na lineup com Justin Schultz e Andrew Ference, além de Oscar Kfebom e Darnell Nurse que também podem aparecer na lineup. Ofensivamente, Benoit Pouliot e Teddy Purcell podem resolver uma das sangrias do Oilers nas ultimas temporadas que é o bottom-six forwards, Pouliot ajudará principalmente no quesito posse do puck assim como o defenseman Mark Fayne. Com Taylor Hall, Jordan Eberle, David Perron e Nail Yakupov o Oilers é uma das melhores equipes do oeste em wingers mas a grande duvida vai ser a de quem vai assumir a vaga de 2nd line center com a saida de Sam Gagner. A principio esta vaga ficará com o alemão Leon Drasailt, 3° pock no draft deste ano, Mark Arcobello e Anton Lander correm por fora. Se tudo der certo, Hall duplicar ou pelo menos manter o desempenho da ultima temporada, Nail Yakupov se recuperar do desastre de 13-14, Leon Drasailt fazer ninguem sentir falta de Sam Gagner, a defesa não deixar os goalies tão expostos e os mesmos conseguirem algo melhor que as 11 vitórias de Devan Dubynk o Oilers tem condições de lutar pelo wildcard.
Palpite: Playoffs.

0 comentários:

Postar um comentário