Campanha: 43-32-7, 93 pontos, 7° na conferência, 14° na liga.
Estatisticas: Média de 2.76 gols marcados por partida, média de 2.61 gols sofridos por partida, aproveitamento de 19.3% em situações de power play's, eficiência de 82.1% em situações de penalty kill's.
Estatisticas avançadas: Corsi a favor de 52.3 e contra de 52.5 com diferencial de -0.2, corsi por porcentagem de 49.9%, média de 28.7 chutes disparados por partida, média de 29.4 chutes sofridos por partida.
Na foto: Bobrovsky não levou outro Vezina pra casa, mas 33 vitorias é muita coisa!
Análise: Para quem não esperava muito das jaquetas azuis nesta temporada, eles surpreenderam muita gente deixando para trás por exemplo o Washington Capitals de Alexander Ovechkin fora dos playoffs e dificultou muito a vida do Pittsburgh Penguins nos playoffs, mesmo não ganhando a série o Blue Jackets 2013-2014 entrou para a história da franquia por chegar pela 2° vez aos playoffs (a unica tinha sido em 2009-2010), venceu seu primeiro jogo de playoffs (4x3 no overtime do jogo 2 com game winner de Nick Foligno) e tiveram a melhor campanha regular da história da franquia com 93 pontos. Apesar do começo lento de temporada com 5-10-0 e com as lesões de dois de seus principais jogadores por um longo periodo da temporada (Nathan Horton e Marian Gaborik) assim como aconteceu em 2012-2013 mas mesmo com o começo ruim, a equipe sempre esteve em flerte com a vaga para o wildcard que era disputada ferrenhamente com o Washington Capitals e o New Jersey Devils. As lesões de Horton e Gaborik (depois a troca do mesmo para o Los Angeles Kings) coube a jogadores que em tese seriam coadjuvantes assumir o "comando" da equipe e a levar aos playoffs, destacando principalmente o goalie Sergei Bobrovsky que se não foi tão fantastico quanto na temporada passada que lhe rendeu o Vezina trophy, Bob foi responsavel por 32 das 43 vitorias que a franquia registrou na temporada além de estar no top 10 em save percentage com goalies que jogaram mais de 30 partidas (6° com .923%) e a se destacar também a bela temporada de Ryan Johansen. Nos playoffs a equipe cruzou com o Pittsburgh Penguins de Sidney Crosby, criou muitas dificuldades além de empatar a série em 1-1 e 2-2 mas acabou perdendo em 6 jogos.
Na foto: Se conseguir ficar inteiro, Nathan Horton será muito importante na temporada que está por vir.
Mvp: Ryan Johansen
» Johansen fez o que se esperava mais de outros jogadores como Horton/Gaborik e isso é muita coisa mas a importância que a temporada de Johansen teve na ida da franquia de Ohio aos playoffs fez que ele fosse o cara certo para esse prêmio. Nesta temporada o garoto selecionado como 4° overall em 2010 simplesmente explodiu e se consolidou como o center #1 da franquia, colocando 63 pontos em 82 jogos além de ter liderado a franquia nessa temporada em gols, pontos, partidas jogadas (2° na NHL), chutes a gol (237), porcentagem de acerto de chutes a gol (13.9%) e mais de 50% de eficiência em faceoffs (52.8%) sem esquecer que Johansen fez parte de um seleto grupo. Apenas 21 jogadores incluindo formers 50x goal scorers (ex: Ovechkin, Perry, Iginla) marcaram 30 ou mais gols nesta temporada, entre os centers ele ficou atrás apenas de Joe Pavelski (41), Tyler Seguin (37) e Sidney Crosby (36) além de ficar no top 20 no quesito de faceoffs vencidos em power play (19° com 108) e faceoffs ganhos fora de casa (18° com 346).
Todd Bertuzzi trophy: R.J. Umberger
» Este prêmio vai para Umberger pela "falta de opções" já que os dois que poderiam ser indicados de forma mais "justa" ficaram machucados a maior parte da temporada, porém sem duvida Umberger poderia ter um desempenho melhor nesta temporada. Entre 2008-2009 e 2011-2012, RJ jogou 3 temporadas completas e uma com 77 partidas disputadas mas em todas elas ele marcou 20 gols e 40 pontos ou mais, se estabelecendo como um confiavel winger de 2° linha mas esse desempenho não se repitiu nesta temporada. Mesmo jogando na linha de Ryan Johansen durante a maioria da temporada (devido as lesões já citadas) Umberger teve a 2° pior temporada de sua carreira tanto que pela 1° vez desde 2007-2008 (quando ainda jogava no Flyers) não marcou 40 pontos ou mais. Esse desempenho levou ao GM Jarko Kekalainen a considerar a possibilidade de usar o buyout no winger até que se "aproveitou" do desespero do Flyers em abrir espaço no cap salary e trouxe o left winger Scott Hartnell mandando Umberger de volta para a Philadelphia.
Projeção para 2014-2015: Nada menos que os playoffs. A divisão que o Jackets disputa o coloca em posição de pensar seriamente em disputar vaga pelos playoffs e até algo mais porém algumas coisas vão precisar ser diferentes da temporada passada como por exemplo: Nathan Horton consiga se manter inteiro durante toda a temporada ou pelo menos pela maior parte dela. Necessitará também que Scott Hartnell consiga pelo menos chegar perto num nivel próximo desempenho que possa substituir a saida de Marian Gaborik além de alguns bluechip prospects como Alexander Wennberg e Marko Dano podem aparecer na lineup. Defensivamente se espera que Tim Erixon ou Dalton Prout substituam Nikita Nikitin na lineup e que o jovem Ryan Murray continue se desenvolvendo bem e forme um bom trio de defensemans junto com James Wisniewski e Jack Johnson. Se as peças se encaixarem, o céu é o limite.
Palpite: Playoffs
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
Season in review - Columbus Blue Jackets
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário