domingo, 20 de julho de 2014

Season in review - Anaheim Ducks

Campanha: 54-20-8, 116 pontos, 1° na divisão oeste, 2° na liga
Estatisticas: média de 3.21 gols marcados por partida, média de 2.48 gols sofridos por partida, 16% de aproveitamento no power play, 82.2% de eficiência no penalty kill.
Lideres: Corey Perry (43 gols, +32 em plus/minus), Ryan Getzlaf (56 assistencias, 87 pontos), Jonas Hiller (29 vitorias), John Gibson (1.33 GAA, .954% svs).
Stats avançadas: Corsi a favor de 55.2 e contra de 55.3 (diferença de -0.1), corsi por porcentagem de 49.8%, chuta 30.1 vezes por jogo e recebe 28.3 chutes por jogo (diferença de +1.9).
Na foto: Corey Perry e Ryan Getzlaf foram os grandes destaques da franquia neste ano.
Obs -> Todas as estatisticas avançadas colocadas são em situações normais de jogo, 5v5.






Analise: O Anaheim Ducks fez o minimo que se esperava dele nesta temporada, jogando em uma divisão com 2 franquias em processo de rebuild (Calgary e Edmonton), o Ducks apresentou seu melhir hockey na maioria da temporada incluindo uma sequência de mais de 20 vitorias seguidas jogando em casa. Muito desta grande temporada foi possivel graças as temporadas de Ryan Getzlaf que teve o melhor ano de sua carreira, incluindo a melhor marca de sua carreira na NHL em gols e pontos além de Corey Perry que viveu sua melhor temporada desde que ganhou o Hart Memorial Trophy em 2010/2011. Os pontos baixos da temporada ficaram pelo grande carrosel de goalies usados durante os 82 jogos e até nos playoffs além da dependencia ofensiva da dupla Getzlaf-Perry, talvez um reflexo da saida de Bobby Ryan na off-season passada e as baixas produções de jogadores experientes como Saku Koivu e Teemu Selanne. Nos playoffs, a equipe eliminou o Dallas Stars em 6 jogos e foi eliminado numa série eletrizante de 7 jogos contra o Los Angeles Kings na qual saiu perdendo por 0-2, virou a série para 3-2 com 2 vitorias em Los Angeles mas acabou perdendo o jogo 7 e consequentemente, perdendo a série, em casa por 6-2.
Na foto: Frederik Andersen, um dos 4 goalies usados pelo Anaheim Ducks nesta temporada e o provavel titular para 2014-2015.






Mvp da temporada: Ryan Getzlaf
» É unanime a escolha de Getzlaf para Mvp do Ducks nesta temporada. O capitão dos patos viveu a melhor temporada de sua vida, liderou a franquia em assistencias e pontos além de colocar a melhor marca da carreira em gols (31) e pontos (87). A sua temporada lhe garantiu indicações para o Hart Memorial trophy e ao Ted Lindsay award.






Todd Bertuzzi trophy (criação nossa para eleger o pior jogador da temporada): Saku Koivu
» Fora da dupla Getzlaf-Perry não parecia existir muita vida no setor ofensivo do Ducks, também seria um tanto injusto depositar muitas esperanças num jogador de 39 anos e que não vive seu tempo de glórias há muito tempo, mas de certa forma é certo dizer que Koivu decepcionou. Direta ou indiretamente, se esperava que Koivu e Selanne diminuissem o vazio que foi criado pela saida de Bobby Ryan, mas nos 65 jogos que Koivu fez pela equipe nesta temporada foram apenas 11 gols e 29 pontos. De acordo com o site de estatisticas avançadas Extra Skater (www.extraskater.com), nos 782.7 minutos que Koivu esteve no gelo, o Anaheim Ducks sofreu 107 chutes a mais que disparou. O corsi de Koivu esteve -5.2% abaixo se posto em comparação com a média de seu time. Resumindo: Com Koivu no gelo os patos eram mais vulneraveis. Isso não esclarece todo o desempenho ruim, mas mostra que o nivel de Koivu (levando em relação que estamos falando de um jogador de 39 anos) esteve abaixo dos companheiros.






Para 2014-2015: O Anaheim Ducks ficou atrás do Kings tanto na regular season quanto nos playoffs por não ter um 2nd line center de mesmo nivel que o 1° (lembrem, o Kings tem Anze Kopitar e Jeff Carter), foi visando diminuir essa desvantagem que o Ducks realizou a trade por Ryan Kesler, trouxe Dany Heatley para jogar na linha de Getzlaf e Perry além de ter adquirido o defeseman Clayton Stoner. O "problema" da próxima temporada para o Ducks é descobrir quem pode ajudar Getzlaf-Perry na produção ofensiva da equipe, já que 4 dos 10 principais pontuadores da equipe não jogam mais em Anaheim: Nick Bonino (3° com 49 pontos) foi para Vancouver como parte da trade por Ryan Kesler, Mathieu Perreault (4° com 43 pontos) que assinou com o Winnipeg Jets, além de Dustin Penner (7° com 32 pontos, trocado para Washington na trade deadline) e Daniel Winnik (10° com 30 pontos) que se tornaram free agents, somando a isso as saidas/aposenatadorias de Saku Koivu e Teemu Selanne.
Projeção para a próxima temporada: playoffs

0 comentários:

Postar um comentário